Quem não deseja sair do aluguel e adquirir a casa própria? O primeiro passo para isso pode ser realizar um cadastro no Minha Casa Minha Vida. É sobre isso que vamos falar neste post para vocês hoje.
Um dos maiores problemas encontrados pela população na hora de comprar um imóvel próprio é a situação financeira. Não é tão simples assim ter o valor a vista para poder pagar o imóvel, e nem sempre é possível conseguir um financiamento.
Justamente por causa dessas dificuldade, o Governo Federal desenvolveu o programa Minha Casa Minha Vida, o maior programa de habitação do país.
Desde que foi criado, em 2009, ele já beneficiou milhares de famílias em todo o país, pois o programa oferece um subsídio para as famílias que possuem baixa renda a conseguirem realizar o financiamento.
Além disso, as taxa de juros são menores do que praticadas no mercado, o que é essencial para que as pessoas possam pagar as suas parcelas sem afetar a sua estrutura financeira.
A maior dúvida costuma ser sobre o cadastro Minha Casa Minha Vida, devido à quantidade de informações e processos.
No entanto, existem diversos locais onde é possível encontrar informações sobre o processo que vão te ajudar a conseguir realizar o seu cadastro.
Cadastro Minha Casa Minha Vida Como Fazer
Antes de realizar a sua inscrição no programa Minha Casa Minha Vida, é importante que você leia sobre o programa para entender como ele funciona e não passar por situações complicadas.
A Caixa Econômica disponibiliza todas as informações necessárias para que você possa conhecer melhor o programa, além disso, disponibiliza um simulador online.
Nesse simulador você pode incluir as suas informações e o sistema lhe dirá qual o financiamento é o ideal para você.
O programa também mostra o valor do subsídio que o Governo pode lhe disponibilizar, além do valor da parcela que você poderá pagar mensalmente.
Para as pessoas que se encaixam na primeira faixa, ou seja, tem uma renda familiar de até R$ 1.800, é importante comparecer ao órgão responsável pela habitação da sua cidade, na prefeitura, assim que o cadastro for liberado.
Por isso, é importante estar sempre atento às informações sobre o programa de habitação da sua prefeitura para não perder os prazos de inscrição.
Entretanto, muitas cidades realizam eventos para que a população possa conhecer melhor sobre o programa e tirar todas as suas dúvidas.
Esses eventos, os Feirões da Casa Própria, são realizados pela prefeitura de cada cidade e é onde você pode tirar todas as suas dúvidas e fazer a sua inscrição, caso haja interesse.
No caso das pessoas que possuem uma renda familiar maior que R$ 1.800, não é necessário fazer o cadastro na prefeitura da sua cidade, mas é importante comparecer em uma agência da Caixa Econômica para que você possa conferir quais as regras para a inscrição no programa.
No site da Caixa Econômica também é possível realizar a sua inscrição, mas o cadastro só será validado com a apresentação de toda a documentação exigida pelo programa para comprovação das informações prestadas.
Os documentos que você precisa apresentar são:
- Documentos pessoais, como RG e CPF;
- Os três últimos comprovantes de renda que você possuir;
- Um comprovante de residência que seja atual;
- Carteira Nacional de Trabalho;
- Certidão de casamento, nascimento ou de casamento averbada, para poder comprovar a sua situação civil;
- Caso você tenha interesse em utilizar o seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), precisará apresentar declaração de IR atual, comprovante de renda e residência (último), comprovante de pagamento da tarifa e o extrato dos últimos três meses de contas em outros bancos.