O boleto Minha Casa Minha Vida é maneira pela qual os beneficiários do programa realizam o pagamento das parcelas do financiamento. Muitas dessas pessoas podem ter algumas dúvidas quanto ao método e, nesse post, vamos explicar tudo para você.
A população brasileira sempre enfrentou problemas em financiamentos de imóvel, isso porque, no nosso país, existe uma grande dificuldade em conseguir esse benefício.
Os bancos que gerenciam esse tipo de serviço, cobram juros altos, além de exigir muitos documentos para comprovar todas as informações prestadas e se assegurar o pagamento do financiamento.
Pensando nisso, no ano de 2009, o Governo Federal criou o programa Minha Casa Minha Vida, o maior programa habitacional do país.
Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 1 milhão de pessoas na obtenção da casa própria em todos os lugares do país.
No entanto, todos que tem interesse em realizar a inscrição no programa Minha Casa Minha Vida, passam por inúmeras dificuldades durante o processo, e um dos principais motivos, é a falta de informações antes de realizar o cadastro.
Uma das maiores dúvidas é o boleto Minha Casa Minha Vida, que os beneficiados não sabem onde conseguir e nem como atualizar depois da data do vencimento.
Como atualizar o boleto do projeto Minha Casa, Minha Vida?
Todas as informações sobre o Minha Casa Minha Vida podem ser solucionadas nas agências da Caixa Econômica Federal, e em postos de atendimento disponibilizados pelas prefeituras de cada cidade.
Quando o pagamento das parcelas atrasa, as pessoas temem que isso possa gerar algum problema, mas na realidade, é fácil atualizar os boletos vencidos para efetuar o pagamento.
A única diferença é que você irá precisar calcular o valor dos juros e da multa que devem ser cobrados depois do vencimento.
Para que você possa atualizar esse boleto e emitir uma segunda via para efetuar o pagamento, você deverá acessar o site da Caixa Econômica Federal e clicar na opção de boleto minha casa minha vida.
Nessa página, você deve preencher os dados solicitados, como o CPF, por exemplo.
Assim que confirmar a operação, o próprio sistema calcula o novo valor do seu boleto, já com a inclusão dos juros e da multa a serem pagas.
Esse procedimento pode ser realizado para boleto vencidos do programa Minha Casa Melhor também.
Todo o procedimento é muito simples e você logo consegue um boleto atualizado, sem que seja necessário se deslocar até uma agência.
Principalmente hoje em dia, onde os pagamentos online, através do Internet Banking tem facilitado o processo.
Como tirar a segunda via do boleto do programa?
Todos os procedimentos podem ser feitos no site da Caixa Econômica Federal.
No entanto, o ideal é que você acompanhe sempre a data de vencimento dos seus boletos, para evitar um valor mais alto devido a multa e juros de pagamento.
Caso você precise acessar a segunda via do seu boleto, você pode seguir os passos abaixo:
- Acesse o site da Caixa Econômica Federal;
- Encontre a página do programa Minha Casa Minha Vida;
- Dentro da página de habitação, clique na opção para gerar a segunda via do boleto bancário;
- Preencha as informações e clique em OK. Esse procedimento é para a sua segurança;
- Clique na opção de gerar a segunda via do boleto. Você pode imprimir para pagar em uma agência bancária ou correspondente, ou então, fazer o pagamento online, através do Internet Banking da Caixa;
- Faça esse procedimento sempre que você atrasar o pagamento das suas parcelas. Contudo, faça o quanto antes para evitar juros altos.